Sequência didática - Estudos de caso sobre a sexualidade entre os adolescentes e o uso de métodos contraceptivos
A sequência didática consiste na promoção de práticas reflexivas sobre as opções de métodos contraceptivos existentes, o diálogo nos relacionamentos e a influência externa nas decisões sobre o início da vida sexual entre os adolescentes. No intuito de promover o debate, foram elaboradas sete aulas, sendo que a aula cinco é composta por estudos de caso, que trazem questões problematizadoras para o desenvolvimento da atividade pedagógica.
Orientações didáticas
Objetivos específicos
Promover a compreensão das responsabilidades que acompanham as decisões acerca da vida sexual, bem como, suas escolhas.
Pensar sobre a questão da importância do planejamento familiar.
Refletir sobre a pressão social existente que envolve o início da vida sexual entre os adolescentes.
Conhecer os diferentes tipos de métodos anticoncepcionais, principalmente, os mais acessíveis.
Habilidades BNCC
- (EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
- (EF08CI09) Comparar o modo de ação e a eficácia dos diversos métodos contraceptivos e justificar a necessidade de compartilhar a responsabilidade na escolha e na utilização do método mais adequado à prevenção da gravidez precoce e indesejada e de Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST).
- (EF08CI11) Selecionar argumentos que evidenciem as diferentes dimensões da sexualidade humana, como a biológica, sociocultural, afetiva e ética.
- (EM13CNT301) Construir questões, elaborar hipóteses, previsões e estimativas, empregar instrumentos de medição e representar e interpretar modelos explicativos, dados e/ou resultados experimentais para construir, avaliar e justificar conclusões no enfrentamento de situações-problema sob uma perspectiva científica.
Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio
Dicas e Ideias
Docentes
Avalie se há outras questões levantadas pelos discentes a partir dos estudos de caso desenvolvidos.
Sugere-se o uso da cartilha "Cá entre nós - Guia de Educação Integral em Sexualidade entre Jovens" como material de apoio pedagógico.
Discentes
Reflita se há situações semelhantes às debatidas no entorno social.
Levante novas questões a partir das situações-problema apresentadas.
Autoria
- Tamara Mendes Dias Fonseca - FaE-UEMG
- Flávia Abrão de Castro Viana - FaE-UEMG
- Prof.ª Dr.ª Gláucia Soares Barbosa - FaE-UEMG e AMPIC
- Prof.ª Dr.ª Fernanda Aires Guedes Ferreira - FaE-UEMG e AMPIC
Como citar
FONSECA, Tamara Mendes Dias; VIANA, Flávia Abrão de Castro; BARBOSA, Glaucia Soares; FERREIRA, Fernanda Aires Guedes. Sequência Didática: Estudos de caso sobre a sexualidade entre os adolescentes e o uso de métodos contraceptivos. Plataforma MAE: Maternidade, Adolescência e Escola. Feira Mineira de Iniciação Científica, 2024. Disponível em: https://www.programamae.com.br/l/2024-003-sequenciadidatica/
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Cá entre nós: Guia de Educação Integral em sexualidade. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/images/0021/002170/217096por.pdf