Sequência didática - Um olhar de mulheres maduras que vivenciaram a maternidade na adolescência

01/11/2024

A sequência didática consiste na promoção de práticas reflexivas sobre o entendimento de maternidade influenciado por uma gravidez no período da adolescência. No intuito de promover o debate, foram elaboradas seis aulas, as quais requerem a escuta do Podcast:  Um olhar de mulheres maduras que vivenciaram a maternidade na adolescência, proposto pela plataforma M.A.E. Nesse sentido, a discussão gira em torno da perspectiva de diferentes mulheres, a fim de que os estudantes possam dialogar por meio do embasamento de vivências reais de mulheres.

Orientações didáticas

Objetivos específicos

    • Comparar as vivências de pessoas que iniciaram a fase adulta com as que já passaram por essa fase.

    • Discutir a respeito do impacto da gravidez na adolescência a longo prazo.

    • Refletir sobre os projetos de vida a partir das perspectivas pessoais em vivências reai

Habilidades BNCC

  • (EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.

  • (EM13LP52) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos, canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários artísticos, playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio

Dicas e Ideias

Docentes

Faça mediações de modo a permitir discussões na direção das realidades apresentadas pelas entrevistadas. Por meio dessa estratégia, será possível realizar um levantamento, com os estudantes, dos questionamentos propostos, ainda utilizando o recurso da oralidade. 

Discentes

Reflita, a partir da escuta atenta do podcast sobre o seu projeto de vida, planejamento familiar e os impactos de uma gravidez sendo menores de idade.



Autoria

  • Prof.ª Raphaelle Cristina Silva - FaE-UEMG
  • Prof.ª Dr.ª Gláucia Soares Barbosa - FaE-UEMG e AMPIC
  • Prof.ª Dr.ª Fernanda Aires Guedes Ferreira - FaE-UEMG e AMPIC


Como citar

SILVA, Raphaelle Cristina; BARBOSA, Gláucia Soares; FERREIRA, Fernanda Aires Guedes. Sequência didática: Um olhar de mulheres maduras que vivenciaram a maternidade na adolescência. Plataforma MAE: Maternidade, Adolescência e Escola. Feira Mineira de Iniciação Científica, 2024. . Disponível em: https://www.programamae.com.br/l/2024-002-sequenciadidatica/ 


Referências

FERRARI, Ana Laura Rodrigues Ferreira. Maternidade na Adolescência: performatividade e sujeitos desviantes. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2018. Disponível em: https://pesquisa-eaesp.fgv.br/publicacoes/pibic/maternidade-na-adolescencia-performatividade-e-sujeitos-desviantes . Acesso em: 01 ago. 2024.