Podcast Educativo - Um olhar de mulheres maduras que vivenciaram a maternidade na adolescência (Episódio 2)
Apresentamos o podcast: Um olhar de mulheres maduras que vivenciaram a maternidade na adolescência, uma produção sobre a maternidade na adolescência através das experiências de duas mulheres com mais de 40 anos. O podcast explora como esses eventos moldaram suas trajetórias de vida, suas conquistas e suas lutas, fornecendo um relato enriquecedor sobre as implicações duradouras da maternidade precoce.
Entrevistada do podcats
Cristiane Alves Roberto
Belo Horizonte - Minas Gerais
Entrevistada do podcats
Renata Fernandes Maia de Andrade
Belo Horizonte - Minas Gerais
Orientações didáticas
Objetivos específicos
- Comparar as vivências de pessoas que iniciaram a fase adulta com as que já passaram por essa fase.
- Discutir a respeito do impacto da gravidez na adolescência a longo prazo.
Refletir sobre os projetos de vida a partir das perspectivas pessoais em vivências reais.
Habilidades BNCC
- (EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.
- (EM13LP52) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos, canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários artísticos, playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).
Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio.
Dicas e Ideias
Docentes
Após ouvir o podcast, incentive os alunos a refletirem sobre os temas abordados, como os impactos na vida pessoal e acadêmica das entrevistadas. Organize atividades de discussão em sala de aula ou em grupos pequenos, onde os alunos possam explorar questões relacionadas à gravidez na adolescência e suas consequências. Isso pode ajudar a desenvolver empatia, promover a conscientização e estimular a reflexão crítica sobre as diversas dimensões envolvidas nesse tema.
Discentes
Sugerimos reflexões sobre como as experiências das mulheres entrevistadas podem se relacionar com as histórias de mulheres que vocês conhecem que também foram mães na adolescência. Pensem sobre como a maternidade precoce pode ter influenciado suas vidas e o que essas experiências revelam sobre os desafios e superações enfrentados. Depois, compartilhem suas reflexões em uma discussão ou escrevam sobre como as histórias pessoais que ouviram podem ajudar a compreender melhor as trajetórias das mulheres ao seu redor.
Autoria
- Raphaelle Cristina Silva - FaE-UEMG
- Gláucia Soares Barbosa - FaE-UEMG e AMPIC
- Fernanda Aires Guedes Ferreira - FaE-UEMG e AMPIC
Como citar
SILVA, Raphaelle Cristina; BARBOSA, Gláucia Soares; FERREIRA, Fernanda Aires Guedes. Episódio 02: Um olhar de mulheres maduras que vivenciaram a maternidade na adolescência. Plataforma MAE: Maternidade, Adolescência e Escola. Feira Mineira de Iniciação Científica, 20242. Disponível em: https://www.programamae.com.br/l/2024-002-podcast/
Referências
FERRARI, Ana Laura Rodrigues Ferreira. Maternidade na Adolescência: performatividade e sujeitos desviantes. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2018. Disponível em: https://pesquisa-eaesp.fgv.br/publicacoes/pibic/maternidade-na-adolescencia-performatividade-e-sujeitos-desviantes Acesso em: 01 ago. 2024.