Sequência didática - Olhares sobre a gravidez na adolescência no início da vida adulta
A sequência didática consiste na promoção de práticas reflexivas sobre o entendimento de maternidade influenciado por uma gravidez no período da adolescência. No intuito de promover o debate, foram elaboradas cinco aulas, as quais requerem a escuta do Podcast: Olhares sobre a gravidez na adolescência no início da vida adulta, proposto pela plataforma M.A.E. Nesse sentido, a discussão gira em torno da perspectiva de diferentes mulheres, a fim de que os estudantes possam dialogar por meio do embasamento de vivências reais de mães que tiveram seus filhos na adolescência.
Orientações didáticas
Objetivos específicos
Possibilitar, por meio de material midiático auditivo, ampliar o conhecimento de mundo de estudantes acerca das vivências da maternidade na adolescência.
Permitir que se estabeleça, em ambientes educativos, discussões que considerem as subjetividades das pessoas que engravidam em seus contextos sociais.
Estimular a reflexão sobre os projetos de vida de estudantes que, em fase escolar, passam pelo processo de gravidez.
Habilidades BNCC
(EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.
(EM13LP52) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos, canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários artísticos, playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).
Público-alvo: Estudantes e professores do Ensino Médio
Dicas e Ideias
Docentes
Proponha uma discussão na direção das realidades apresentadas pelas entrevistadas. Por meio dessa estratégia, seria possível realizar um levantamento, com os estudantes, dos questionamentos elaborados, ainda utilizando o recurso da oralidade. A discussão poderá ser sistematizada de forma escrita e nas rodas de conversa, para que as subjetividades possam ser compartilhadas.
Discentes
Faça reflexões de modo a entender as individualidades e as formas de pensar a gravidez na adolescência. Aproveite para pensar e repensar seus projetos de vida, sonhos, carreiras e próprios contornos.
Autoria
- Prof.ª Raphaelle Cristina Silva - FaE-UEMG
- Prof.ª Dr.ª Gláucia Soares Barbosa - FaE-UEMG e AMPIC
- Prof.ª Dr.ª Fernanda Aires Guedes Ferreira - FaE-UEMG e AMPIC
Como citar
SILVA, Raphaelle Cristina; BARBOSA, Gláucia Soares; FERREIRA, Fernanda Aires Guedes. Sequência didática: olhares sobre a gravidez na adolescência no início da vida adulta. Plataforma MAE: Maternidade, Adolescência e Escola. Feira Mineira de Iniciação Científica, 2024. . Disponível em: https://www.programamae.com.br/l/2024-001-sequenciadidatica/
Referências
FERRARI, Ana Laura Rodrigues Ferreira. Maternidade na Adolescência: performatividade e sujeitos desviantes. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2018. Disponível em: https://pesquisa-eaesp.fgv.br/publicacoes/pibic/maternidade-na-adolescencia-performatividade-e-sujeitos-desviantes . Acesso em: 01 ago. 2024.