Sequência didática - Olhares sobre a gravidez na adolescência no início da vida adulta

01/11/2024

A sequência didática consiste na promoção de práticas reflexivas sobre o entendimento de maternidade influenciado por uma gravidez no período da adolescência. No intuito de promover o debate, foram elaboradas cinco aulas, as quais requerem a escuta do Podcast:  Olhares sobre a gravidez na adolescência no início da vida adulta, proposto pela plataforma M.A.E. Nesse sentido, a discussão gira em torno da perspectiva de diferentes mulheres, a fim de que os estudantes possam dialogar por meio do embasamento de vivências reais de mães que tiveram seus filhos na adolescência.

Orientações didáticas

Objetivos específicos

    • Possibilitar, por meio de material midiático auditivo, ampliar o conhecimento de mundo de estudantes acerca das vivências da maternidade na adolescência.

    • Permitir que se estabeleça, em ambientes educativos, discussões que considerem as subjetividades das pessoas que engravidam em seus contextos sociais.

    • Estimular a reflexão sobre os projetos de vida de estudantes que, em fase escolar, passam pelo processo de gravidez.

Habilidades BNCC

  • (EM13LP44) Analisar, discutir, produzir e socializar, tendo em vista temas e acontecimentos de interesse local ou global, notícias, fotodenúncias, fotorreportagens, reportagens multimidiáticas, documentários, infográficos, podcasts noticiosos, artigos de opinião, críticas da mídia, vlogs de opinião, textos de apresentação e apreciação de produções culturais (resenhas, ensaios etc.) e outros gêneros próprios das formas de expressão das culturas juvenis (vlogs e podcasts culturais, gameplay etc.), em várias mídias, vivenciando de forma significativa o papel de repórter, analista, crítico, editorialista ou articulista, leitor, vlogueiro e booktuber, entre outros.

  • (EM13LP52) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos, canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários artísticos, playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).

Público-alvo: Estudantes e professores do Ensino Médio

Dicas e Ideias

Docentes

Proponha uma discussão na direção das realidades apresentadas pelas entrevistadas. Por meio dessa estratégia, seria possível realizar um levantamento, com os estudantes, dos questionamentos elaborados, ainda utilizando o recurso da oralidade. A discussão poderá ser sistematizada de forma escrita e nas rodas de conversa, para que as subjetividades possam ser compartilhadas.

Discentes

Faça reflexões de modo a entender as individualidades e as formas de pensar a gravidez na adolescência. Aproveite para pensar e repensar seus projetos de vida, sonhos, carreiras e próprios contornos.



Autoria

  • Prof.ª Raphaelle Cristina Silva - FaE-UEMG
  • Prof.ª Dr.ª Gláucia Soares Barbosa - FaE-UEMG e AMPIC
  • Prof.ª Dr.ª Fernanda Aires Guedes Ferreira - FaE-UEMG e AMPIC


Como citar

SILVA, Raphaelle Cristina; BARBOSA, Gláucia Soares; FERREIRA, Fernanda Aires Guedes. Sequência didática: olhares sobre a gravidez na adolescência no início da vida adulta. Plataforma MAE: Maternidade, Adolescência e Escola. Feira Mineira de Iniciação Científica, 2024. . Disponível em: https://www.programamae.com.br/l/2024-001-sequenciadidatica/ 


Referências

FERRARI, Ana Laura Rodrigues Ferreira. Maternidade na Adolescência: performatividade e sujeitos desviantes. Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica. Fundação Getúlio Vargas, São Paulo, 2018. Disponível em: https://pesquisa-eaesp.fgv.br/publicacoes/pibic/maternidade-na-adolescencia-performatividade-e-sujeitos-desviantes . Acesso em: 01 ago. 2024.