Livro - Guia Educador: Sejamos Todos Feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie

05/09/2024

A atividade consiste na leitura do livro "Sejamos Todos Feministas" e, a partir da leitura, pedir que os estudantes respondam às questões propostas neste guia educador sobre a obra. Desta forma, pretende-se promover discussões e reflexões acerca da desigualdade de gênero que pode vir a gerar um debate rico e produtivo em sala de aula.

Orientações didáticas

Objetivos específicos

  • Analisar e compreender as diferentes manifestações e impactos da desigualdade de gênero na sociedade contemporânea, investigando suas causas, consequências e possíveis estratégias para promover a igualdade de oportunidades e direitos entre indivíduos de diferentes gêneros.

Habilidades BNCC

  • EM13CHS502: Analisar situações da vida cotidiana (estilos de vida, valores, condutas, etc.), desnaturalizando e problematizando formas de desigualdade e preconceito, e propor ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às escolhas individuais. 

Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio.

Dicas e Ideias

Docentes

Sugermos apresentar o discurso da autora no TEDxEuston, disponível no Youtube (clique aqui), como complemento para favorecer o debate, assim como propor uma pesquisa livre sobre o feminismo para promover um debate com a turma sobre os resultados encontrados.


Discentes

Pesquisar outras fontes para enriquecimento do debate sobre o feminismo, a partir de mídias do cotidiano dos estudantes, tais como redes sociais, filmes, séries e blogs.



Autoria

  • Flávia Abrão de Castro Viana - FaE-UEMG
  • Tamara Mendes Dias Fonseca - FaE-UEMG
  • Gláucia Soares Barbosa - FaE-UEMG e AMPIC
  • Fernanda Aires Guedes Ferreira - FaE-UEMG e AMPIC

Como citar

VIANA, Flávia Abrão de Castro; FONSECA, Tamara Mendes Dias; BARBOSA, Glaucia Soares; FERREIRA, Fernanda Aires Guedes. Guia Educador: Sejamos Todos Feministas, de Chimamanda Ngozi Adichie. Plataforma MAE: Maternidade, Adolescência e Escola. Feira Mineira de Iniciação Científica, 2024. Disponível em: https://www.programamae.com.br/l/2024-001-livro/ 


Referências

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Sejamos todos feministas. Tradução de Christina Baum. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio. Brasília, 2017.

HUMANITIES. University Princeton. Disponível em: https://humanities.princeton.edu/event/africa-world-lecture-series-chimamanda-ngozi-adichie/. Acesso em 15/07/2024.