Dinâmica - Roteiro de dramatização sobre o ciclo menstrual e a fecundação do óvulo
A dinâmica consiste na dramatização do ciclo menstrual, representando os processos desde a menstruação até a ovulação e/ou fecundação, através de personagens que dão vida aos elementos principais do sistema reprodutor feminino. Essa é uma atividade adaptada do livro Biologia dos Organismos.
Orientações didáticas
Objetivos específicos
Compreender o funcionamento do sistema reprodutor feminino.
Promover a educação em saúde.
Desenvolver o cuidado e o respeito com os corpos.
Habilidades BNCC
(EF15AR19) Descobrir teatralidades na vida cotidiana, identificando elementos teatrais (variadas entonações de voz, diferentes fisicalidades, diversidade de personagens e narrativas etc.)
(EF08CI08) Analisar e explicar as transformações que ocorrem na puberdade considerando a atuação dos hormônios sexuais e do sistema nervoso.
(EM13CNT207) Identificar, analisar e discutir vulnerabilidades vinculadas às vivências e aos desafios contemporâneos aos quais as juventudes estão expostas, considerando os aspectos físico, psicoemocional e social, a fim de desenvolver e divulgar ações de prevenção e de promoção da saúde e do bem-estar.
Público-alvo: Estudantes do Ensino Médio.
Dicas e Ideias
Docentes
Certifique-se de que os alunos compreenderam o conteúdo teórico a ser transmitido através da dramatização.
Disponibilize tempo para que os alunos possam ensaiar a encenação.
Encoraje os alunos durante os ensaios, de modo a utilizar-se da expressão facial e corporal, bem como, a entonação da voz.
Garanta um espaço de discussão após a encenação, para que possa ser avaliada a compreensão de todos.
Discentes
A entrada e saída de personagens precisa ocorrer de maneira suave e coordenada.
Os personagens podem usar expressões faciais e corporais que transmitam a mensagem ao público de forma clara e descontraída.
O espaço pode ser decorado, bem como, a iluminação e a música podem ser ajustadas de acordo com as cenas, para causar efeitos especiais.
Autoria
- Tamara Mendes Dias Fonseca - FaE-UEMG
- Flávia Abrão de Castro Viana- FaE-UEMG
- Gláucia Soares Barbosa - FaE-UEMG e AMPIC
- Prof.ª Dr.ª Fernanda Aires Guedes Ferreira - FaE-UEMG e AMPIC
Como citar
FONSECA, Tamara Mendes Dias; VIANA, Flávia Abrão de Castro; BARBOSA, Glaucia Soares; FERREIRA, Fernanda Aires Guedes. Dinâmica: Roteiro de dramatização sobre o ciclo menstrual e a fecundação do óvulo. Plataforma MAE: Maternidade, Adolescência e Escola. Feira Mineira de Iniciação Científica, 2024. Disponível em: https://www.programamae.com.br/l/2024-001-dinamica/
Referências
AMABIS, J. M.; MARTHO, G. R. Biologia dos Organismos. Vol.2. São Paulo: Moderna, 2004. 610 p.
Postagem: 8ºB arrasando na aula sobre o ciclo ovariano. Instagram: https://www.instagram.com/proflaviaa/ Disponível em: https://www.instagram.com/reel/C70HRcyN6DH/?utm_source=ig_web_copy_link